A história do Shiatsu é profundamente ligada ao conhecimento e observação cuidadosa do comportamento do organismo humano e a história do Oriente.
Etimologicamente, a palavra Shiatsu é um termo recente para designar "pressão com os dedos" ( shi = dedo e atsu = pressão).
O período mais importante do Shiatsu é entre o sec. E no século XVIII. XIX, o momento em que ele floresceu Kanpo no Japão.
No período Meiji (século XIX) acontece a modernização do Japão, com o advento de diferentes métodos de massagem ocidental e manipulação da coluna vertebral, que gradualmente foram incorporados em algumas escolas de Shiatsu .
Os dois movimentos mais expressivos no estabelecimento dos recursos da terapêutica Shiatsu foram representados por Soke Dr. Ryuho Okuyama (1901-1987 - fundador do Koho Igaku) e Tokujiro Namikoshi (1905-1994 - fundador da Escola de Shiatsu japonês).
No entanto, um não pode deixar de mencionar Shizuto Masunaga (1925-1981), que foi o fundador de outra escola de Shiatsu Modern, Zen Shiatsu, que é um estilo que dá ênfase ao trabalho nos meridianos. Seu aluno mais eminente é Wataru Ohashi, que por sua vez fundou a Ohashiatsu, uma escola popular no Ocidente.
A Escola Imperial de Medicina Koho já era conhecida em 1923, e da Escola Técnica de Shiatsu foi fundado alguns anos mais tarde, em 1940, para Otaiya.
Após 1955, com a imigração japonesa na Europa, América do Norte e América do Sul, o Shiatsu adquire grande aceitação popular e, como resultado, o reconhecimento formal.

Nenhum comentário:
Postar um comentário